Santa Catarina de Sena
- Tartaruga Desajeitada
- 25 de out. de 2017
- 1 min de leitura
Catarina de Siena, nascida Caterina Benincasa ,em Siena, a 25 de março de 1347 foi uma filósofa escolástica e teóloga do século XIV. Lutou arduamente para trazer o papado de Gregório XI de volta para Roma durante o chamado "Cisma do Ocidente", um período de quase um século no qual se estabeleceu o papado de Avinhão, e também foi fundamental para a restauração da paz entre as cidades-estado italianas.
Desde 18 de junho de 1866, ela é uma das duas padroeiras da Itália juntamente com São Francisco de Assis.
Em 3 de outubro de 1970, Catarina foi proclamada Doutora da Igreja pelo papa Paulo VI e, a 1 de outubro de 1999, São João Paulo II nomeou-a uma das seis padroeiras da Europa, juntamente com São Bento, Santos Cirilo & Metódio, Santa Brígida da Suécia e Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein).
S. Catarina sempre uma jovem alegre e cheia de vida, tendo conseguido resistir às tentativas dos pais de a fazer casar. Por volta de 1367, tornou-se membro da Ordem Terceira de S. Domingos, vivendo em casa e dedicando grande parte do seu tempo à oração. A sua experiência orante foi sempre muito intensa, havendo inclusive registo de vários arrebatamentos e experiências místicas. A sua forte experiência religiosa fez dela uma incansável construtora de comunhão e paz dentro da Igreja, tendo mesmo sido conselheira do Santo Padre. S. Catarina é considerada «Doutora da Igreja».

コメント